O que é bitcoin? Se você chegou até aqui é porque muito provavelmente ouviu falar em bitcoin e quer saber um pouco mais sobre os riscos e vantagens dessa moeda digital. As criptomoedas tem se mostrado um excelente investimento a longo prazo, superando a margem de lucro dos investimentos convencionais. Então, se você deseja começar a investir, entenda primeiro como funciona o mercado para evitar ter prejuízo depois. Neste artigo, você irá entender os conceitos básicos, os riscos e vantagens desse investimento.
Índice
- INVESTIMENTO SÉRIO!
- O QUE É O BITCOIN?
- QUEM CRIOU O BITCOIN?
- DIFERENÇA ENTRE BITCOIN E ALTCOINS
- VANTAGENS DO BITCOIN
- AGILIDADE NAS NEGOCIAÇÕES
- DINHEIRO PROTEGIDO
- TRANSFERÊNCIAS MAIS SEGURAS
- P2P
- DINHEIRO INFLACIONÁRIO
- A GRANDE VANTAGEM
- RISCOS
- FAZER DAY TRADING
- PERDER OS CÓDIGOS DA SUA WALLET
- DEIXAR SEUS BITCOINS NA CORRETORA
- CONCLUSÃO
INVESTIMENTO SÉRIO!
Antes de mais nada, um alerta!
O Bitcoin é um investimento para médio e longo prazo. Invista um dinheiro que você não irá precisar a curto prazo, pois, seu objetivo, é faze-lo crescer. Não caia na besteira de investir o dinheiro da sua subsistência, para retirar uma semana depois. Se fizer isso, você vai se frustrar e entrar em desespero por qualquer oscilação que a moeda possa ter. Além disso, não terá tempo de aprender como funciona, e ainda, vai sair falando mal como muitos que investem sem conhecimento algum achando que vai ficar rico do dia para noite.
Essas oscilações fazem parte de qualquer investimento, de modo que, se você tira seu dinheiro antes da hora, vai sair perdendo!
O ideal é sempre comprar na baixa e vender na alta, ou seja, vender pelo preço acima do qual você comprou, para obter lucro. Certo?!
Sem sombra de dúvidas, essa é a forma mais segura de investir na moeda, a não ser que você queira fazer Day Trading, mas daí, você precisa estudar bastante para saber interpretar os gráficos e fazer análises de mercado. Isso por que as operações são feitas, por minutos, por horas ou por dias, o que torna as operações mais complexas.
O QUE É O BITCOIN?
O Bitcoin ,foi idealizado para trazer ao mundo das finanças, uma política distinta das moedas tradicionais “Fiat” (moeda de papel, moeda fiduciária) que desde a década de 80 deixou de ter lastro em metais valiosos), possuindo apenas valor intrínseco entre a sociedade e as instituições. O dinheiro de papel dá ao governo o controle total das transações, gerando assim a inflação.
Quanto o governo emite dinheiro sem os mecanismos necessários para avalizá-lo, ou seja, sem a devida produtividade para sua origem, esse se desvaloriza gerando a inflação, como os Estados Unidos está fazendo ultimamente.
Com essa manobra, o governo dos Estados Unidos está gerando uma dívida impagável de quase 30 trilhões de dólares, o que vai gerar um crash, uma quebra na economia mundial, fazendo com que o bitcoin, que é uma moeda descentralizada, se torne dominante.
QUEM CRIOU O BITCOIN?
Não se sabe ao certo quem foi o criador do bitcoin, o que se sabe, é que, em 31 de outubro de 2008, um programador, ou um grupo de programadores, usando o pseudônimo de Satoshi Nakamoto, deu publicidade ao novo protocolo, explicando suas funções, segurança, permissão, e privacidade das transações.
Inicialmente, ele passou a ser usado com um valor irrisório, valendo apenas $0,008 em fevereiro de 2010. Hoje, novembro de 2021, ele está na casa de $54.000,00, ou seja, 1 bitcoin está valendo R$ 303.000,00 mil reais. É de longe o melhor investimento para quem tem o perfil arrojado em comparação a outros tipos de investimentos.
DIFERENÇA ENTRE BITCOIN E ALTCOINS
O Bitcoin é uma moeda DESCENTRALIZADA, ou seja, ninguém controla, nenhum governo, nenhuma instituição, de modo que ela não pode ser criada, pois existe uma quantidade finita, o que torna o bitcoin uma moeda inflacionária. O Bitcoin é a legítima criptomoeda.
Já as Altcoins, que são alternativas ao bitcoin, são protocolos que vão complementar as infinitas funções a que o bitcoin se propõe. A diferença é que as Alticoins são moedas criadas, isto é, CENTRALIZADAS. Elas podem ser produzidas mais e mais e, destruídas, de acordo com a necessidade.
VANTAGENS DO BITCOIN
AGILIDADE NAS NEGOCIAÇÕES
Por se tratar de um “dinheiro universal” as negociações são mais rápidas e menos burocráticas, quebrando as barreiras geográficas. A título de exemplo, um DOC pode levar até 2 dias para ser efetuado, já com o bitcoin a mesma transferência se dá em minutos.
Outra vantagem é que não tem taxas de câmbio e as tarifas são infinitamente menores para fazer transações em relação ao dinheiro convencional.
DINHEIRO PROTEGIDO
Uma vez que o bitcoin é uma moeda DESCENTRALIZADA, os governos e instituições não podem mexer, ou seja, não pode mexer no sentido de atribuir valor, criar mais moedas, confiscar valores por planos econômicos mal sucedidos, como se deu no famigerado Plano Collor, salvo, em caso de algum bloqueio judicial.
TRANSFERÊNCIAS MAIS SEGURAS
Com o bitcoin suas compras e transações são mais seguras uma vez que seus dados são criptografados, diferente de outros mecanismos que são mais suscetíveis a roubo de dados.
Essa segurança se dá através da tecnologia BLOCKCHAIN que funciona da seguinte forma: a blockchain é uma “corrente de blocos” formados a cada 10 minutos, sendo que cada bloco, encerra todas as transações em cada um dos milhões de computadores lincados nessa blockchain, o que torna impossível a invasão de hackers.
P2P
P2P (Peer-to-peer “pessoa para pessoa”), normalmente, operamos o Bitcoin (compra e venda) através de EXCHANGES (corretoras) que por sua vez comunicam o Banco Central às operações, onde incide impostos e tarifas. Cada operação que você fizer na corretora incidirá tarifas e se você obtiver lucro acima de 30 mil, incidirá imposto sobre o excedente, do contrário, você terá que declarar seu montante em criptomoedas.
Entretanto, não é só através da exchange que você pode operar, você também pode adquirir uma Wallet que se divide em 2 espécies:
Wallet Quente: São carteiras virtuais disponíveis em sities ou aplicativos.
Wallet Fria: São carteiras físicas, uma espécie de pendrive que possui a tecnoligia necessária para você colocar seus bitcoins.
Quando você utiliza uma delas, a transação é de pessoa para pessoa, ficando livre de impostos e efetivada conforme o contrato entre as partes.
DINHEIRO INFLACIONÁRIO
O Bitcoin, ao contrário do dinheiro convencional, é protegido contra inflação. Isso é possível porque ele possui um quantidade máxima a ser atingida, que foi programado npelo seu próprio protocolo quando criado por Satashi Nakamoto. Já o dinheiro é controlado pelo Banco Central conforme as políticas monetárias vigentes.
A GRANDE VANTAGEM
A grande vantagem é que você pode armazenar uma grande quantidade de dinheiro em sua Wallet e tem total controle sobre ele. Você não fica refém de confiscos e nem limitado por barreiras geográficas a mercê das políticas de cada país.
RISCOS
FAZER DAY TRADING
Fazer Day Trading (operaç)ões diárias), compra e venda no mesmo dia exige um nível de conhecimento que poucos tem, é preciso fazer um curso para saber operar. O risco de você perder seu capital é muito alto.
PERDER OS CÓDIGOS DA SUA WALLET
Se você perder os códigos da sua Wallet, você nunca mais recupera seus bitcoins, pois se alguém encontrar seus códigos, poderá se apropriar deles.
DEIXAR SEUS BITCOINS NA CORRETORA
Deixar seus bitcoins na corretora de uma certa forma você corre riscos. Essa corretora pode ser rackeada e você pode perder seus bitcoins. Por essa razão é muito importante você saber escolher sua corretora, procure saber se ela possui seguro, se ela utiliza uma carteira fria para assegurar os investimentos dos correntistas, se ela adota políticas de segurança dos investimentos caso haja necessidade de uma eventual judicialização.
CONCLUSÃO
Caro leitor, nesse artigo fizemos uma breve síntese das principais características do Bitcoin. Deu para perceber que não se trata de esquema de pirâmide financeira, golpe, furada ou algo do tipo. Geralmente, quem diz isso é porque não tem nenhum conhecimento sobre o assunto, ou ouviu falar que alguém caiu em algum tipo de golpe aplicado por estelionatários que infelizmente tem aos montes por aí.
Aliás, essa é uma preocupação que você deve ter caso resolva investir em criptomoedas. Com a crescente do Bitcoin e das Altcoins como: Ethereium, Litecoin, XRP, Polkadot, muitas pessoas se interessaram pelo investimento.
Com isso, pessoas inescrupulosas criaram empresas falsas e ludibriaram vários investidores desatentos, oferecendo serviços de trading e custódia de bitcoins com ganhos acima da média. O resultado foi que quando resolveram resgatar, os estelenionatários haviam desviado o dinheiro. Por isso é preciso escolher corretoras devidamente registradas e conceituadas para evitar fraudes.
Contudo, não há o que temer se você agir de maneira prudente, informação é tudo, na internet você encontra muita informação valiosa para te ajudar a fazer a melhor escolha.
O Bitcoin e o universo cripto, é, sem dúvida um dos melhores investimento que você pode fazer. Para se ter uma idéia, a poupança, que é utilizada pela maioria dos brasileiros está com um percentual de 0,5% ao mês ao passo que o bitcoin já chegou a bater 116% ao ano.
Lembre-se que há períodos de alta e de baixa, você deve entender os fundamentos, aprender analisar o mercado e comprar na baixa.
Se você se interessou e quer se aprofundar mais, sugerimos que você estude sobre o mercado, e, caso queira investir pra valer, indicamos o maior especialista na área, Augusto Backes e seu curso CRIPTO BLINDERS. Trata-se de um dos maiores especialistas em Bitcoin e Criptoativos, onde te ensinará absolutamente tudo sobre o assunto. Este curso é recomendado para quem quer se especializar, é um curso de altíssimo nível.
Bom, é isso aí pessoal, aprenda o quanto antes a investir em bitcoin, com certeza você terá um retorno bem maior que os investimentos tradicionais.
Tenha em mente que você precisa ter conhecimentos básicos, pois, se trata de um investimento de alta volatilidade. Isto indica momentos de alta e de baixa. Portanto, aprenda antes como funciona para não sair por aí fazendo loucuras.
Deixe um comentário