Olá pessoal, hoje vou abordar um assunto que vem agitando os internautas, causando espanto e euforia ao mesmo tempo. O motivo desse frenesi foi o anúncio de Mark Zuckerberg sobre a mudança de nome do Facebook para Meta e sua nova proposta baseada em tecnologia de realidade aumentada para o Metaverso.
Como não poderia deixar de ser, esse assunto tem gerado muitas especulações sobre os prós e contra à essa nova tecnologia. Se você está meio por fora do assunto, continue lendo esse artigo, que eu irei dar um pequeno spoiler pra você se inteirar.
O Facebook nasceu com a proposta de conectar pessoas, e, de fato, cumpriu bem esse papel ao longo dos anos, contando com mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo.
.
Entretanto, os usuários, começaram meio que enjoar do formato do facebook, e estão partindo para plataformas com um formato mais interativo, como o TicTok, Kwai por exemplo.
Além disso, diversos problemas judiciais como denúncias de manipulação de dados, bloqueio de contas, derrubamento de lives, tem desestimulado o uso da plataforma.
Prevendo que o facebook possa cair em desuso, Mark Zuckerberg resolveu que já está na hora de partir para o próximo nível de interação social. No dia 28/11/2021, Mark anunciou a mudança de nome de sua Holding que engloba o Facebook, Instagram e WhatsApp para Meta.
A alteração do nome, é parte dos esforços da empresa para o desenvolvimento do Metaverso, um mundo virtual, acessado com óculos de realidade aumentada que extrapola o limite das telas, trazendo o usuário para uma experiência totalmente imersiva.
O QUE É METAVERSO
Métaverso, é um ambiente virtual coletivo, onde os usuários, através de óculos de realidade aumentada, são projetados como hologramas para dentro desses ambientes, para vivenciar experiências como, trabalhar, jogar, se reunir com a família e amigos, fazer compras, assistir shows em qualquer lugar do mundo, se teletransportar, entre outras coisas que só são possíveis dentro do universo digital.
A Microsoft também já anunciou que está investindo pesado em inteligência artificial e tecnologia 3 D para se adequar ao Metaverso.
De acordo com a gigante de tecnologia, será possível conversar com pessoas do mundo inteiro, sem se preocupar com a questão do idioma.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
É inegável o impacto que o metaverso terá sobre a sociedade em termos de avanço técnológico. Todavia, existem vários aspectos desse novo “mundo”, que ainda não ficaram bem esclarecidos.
Entretando, como o metaverso se fará com diversos espaços virtuais, coisas como: a legitimidade das ações, a questão da privacidade dos dados, segurança de informações, tudo isso são questões a serem estudadas.
Segundo Andrews Bosworth presidente da Facebook Reality Labs, não há com que se preocupar com essa questão pois haverá colaboração entre legisladores e parceria com a indústria para que tudo seja feito com responsabilidade.
OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS
Está nascendo uma janela de oportunidades incrível dentro do Metaverso. Sendo descrito como a evolução da internet, o metaverso está sendo contruído com blockchains ( responsáveis pela segurança de transações em criptoativos) e aplicativos descentralizados, o que atrairá milhares de investidores em todo mundo.
Assim como houve o Boom da internet, é possível vislumbrar o nascimento de mega empresas que só atuam no mercado digital e a migração e introdução em massa, de todos os tipos de produtos e serviços. Você poderá comprar uma casa, um apartamento, um carro, poderá comprar o que quiser e pagar com criptomoedas.
Esse movimento resultará em um aumento da demanda por tudo aquilo que será comercializado no metaverso, e com isso, surgirá diversas formas de empreender.
Uma vez que você adquiri um produto no metaverso, ele será teu em qualquer outro metaverso que você estiver. Lembrando que não haverá apenas um, mas vários, possibilitando escalar seus negócios em diversas plataformas.
POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES
Eu não sei para vocês, mas para mim, é muito empolgante esse novo universo de tecnologia e de mil e uma possibilidades, porém, da mesma forma que fico empolgada, também confesso que fico bastante reflexiva.
A possibilidade de criar diversos tipos de cenários como os de ficção científica, às diversas formas de entreterimento, poderá causar nas pessoas uma preferência pelo metaverso em detrimento da vida real.
Meu entendimento é que a falta de equilíbrio, poderá acarretar em uma geração de pessoas sedentárias com doenças auto imúnes pela falta de exercícios e de vitamina D.
Pode parecer exagero, mas em tudo, temos que ver o lado bom e o ruim. A tecnologia é maravilhosa e sempre muito bem vinda, porém, é preciso ter consciência e manter o equilíbrio em tudo.
E fim, o que você achou do Metaverso? Acha que estamos preparados?
Comente aí sua opnião.
Forte abraço!
Equipe Luar Digital
Deixe um comentário